Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

PRIMEIRA TAREFA – MINHA AÇÃO( parte III)

Conheci o Instituto Elos, depois de uma ação- guerreira que fiz junto a rede a qual pertenço , se chama REDESC (http://redesocialcambuci.wordpress.com) , é formada por pessoas do bairro do Cambuci e região, onde moro em São Paulo.


Foi a primeira ação da rede e foi a primeira vez que estive em rede.


Nos propusermos a limpar uma praça do bairro que estava virando um depósito de lixo e entulho ( onde também é considerada um ponto de venda de drogas). Limpamos ( com a ajuda dos alunos de uma escola estadual que fica em frente da praça , dos integrantes da redesc e seus parceiros, com moradores de um prédio abandonado/ocupado e com o cata-bagulho) , fizemos uma caminhada pelas ruas, conscientizando as pessoas para as questões de meio ambiente e valorização da praça, como um espaço de lazer e integração entre os moradores da região.


Eu , como artista e criadora compulsiva( kkkk) , fiquei com algumas funções:


1- Criar junto com os alunos da escola, uma apresentação cênica, falando sobre o tema da caminhada. Foi uma experiência incrível de troca, eles se interessaram, criaram e brincaram e em dois dias “nossa criação coletiva e divertida” estava pronta. Era uma musica composta por todos nós!


2 - Criar junto com as crianças e mães que moram no prédio abandonado/ocupado ( lugar totalmente excluído e desvalorizado pela população local – a rua só tem casas de alto padrão) uma oficina que resultaria numa apresentação cênica . Desta vez o tema foi sugerido e escolhido pelo grupo de moradores. Eles escolheram “reciclagem” porque muitas mães trabalham numa cooperativa de catadores e separadores de material reciclável.


Nessa ação tive a ajuda de uma integrante da rede, eu e a Tânia encontramos com eles três vezes, e tudo foi sendo construído de uma maneira muito simples, usávamos um terreno cheio de lixo para os ensaios, as crianças e as mulheres se juntavam a nós, e as cenas iam nascendo... As mães fizeram adereços com material que existia no lugar, e as crianças brincavam e criavam...


Foi emocionante e uma experiência inesquecível, pelo tempo, pelo lugar, pelas pessoas, pelas trocas e principalmente porque nunca duvidei que daria certo! A Tânia, me perguntava: E aí? O que você pensou? O que vamos propor? E eu respondia: Não faço a menor idéia! Eles vão nos responder! Eu confio no milagre da criação!!!



Foi a primeira vez que agi assim na vida, e não quero nunca mais parar de confiar.

Muitas outras ações aconteceram nesse dia, cada um propôs algo (todos com suas habilidades)... Ah! Eu fiz também uma contação de histórias...


Depois, participei de uma outra ação junto com rede, uma feira beneficiente na Vila Monumento, bem perto dessa praça.


Colaborei na feira de trocas, que foi uma proposta do GT de meio ambiente da rede. Auxiliei na hora da feira, e contei uma história que falava sobre a importância da água.




A feira de trocas, foi mais uma experiência nova pra mim, nunca tinha participado de uma. Achei incrível a possibilidade obter coisas materiais sem o uso do dinheiro.


Ver as pessoas se desfazendo de coisas que não precisam mais, e levando coisas novas para elas, foi demais.


Usamos uma moeda social que chamamos de PITACO!!!


Mais uma vez , o nosso maior público na feira de troca, foram os moradores do predinho ocupado, em sua maioria, as crianças e jovens que se encantaram com a idéia... Mas notamos o interesse de todas as pessoas que participaram da feira. Para os visitantes e para mim foi uma grande novidade, tiramos muitas dúvidas , compramos e trocamos muitas coisas...


O dinheiro em real que arrecadamos foi doada a Cooperativa de catadores de material reciclável .


P.S: A rede me levou , ao predinho, que me levou a viver todas essas experiências, que me fez conhecer o Instituto Elos, através de uma Encontro com o Paulo, qjue foi levado pelo Massao, que é da rede... Adoro fazer essas ligações com os acontecimentos da vida.


P.S 2 : ( estou quase terminando) Depois dessas ações ( até antes delas) algumas pessoas da rede, eu me incluo nisso, ficamos questionando:

O que é esse fazer junto? Como fazer junto e não levar uma idéia pré concebida?

Acredito que tentamos, mas não temos conhecimento ainda dessa experiência de como FAZER COM E NÃO PARA O OUTRO...

Por isso estou me aventurando nesse caminho...


P.S 3 : Ficou uma vontade latente de estar mais presentes no Predinho ( veja no vídeo, imagens das crianças fizeram em cima do tema: “ QUE MUNDO VOCÊ GOSTARIA DE CRIAR?



Seguimos... Até a próxima tarefa!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário