Páginas

domingo, 15 de julho de 2012

DIA 15 - CNV - Comunicação Não Violenta



" A comunicação é como uma dança...Não é perfeita!Tem ritmos e movimentos diferentes."

Hoje ficamos o dia inteiros todos juntos com a facilitadora Flávia Fassi, num encontro onde exercitamos a comunicação não violenta.

Esse estudo me atrai muito... descobrir novas possibilidades de olhar o outro, a mim mesma, exercitar o estar presente no aqui agora, tentar descobrir a necessidade de quem fala e dem escuta é uma pesquisa muito interessante e infinita!

Os jogos que fizemos revelaram que realmente as "necessidades" são universais, foi muito interessante ver pessoas de várias partes do mundol, de culturas diversas, compartilhando necessidades e dificuldades de comunicação iguais...

Aprendizados do dia:

" Mesmo não sabendo o que fazer, é essencial manter a comunicação"

"Para transformar qualquer sentimento, primeiramente precisamos olhar para qual é a real necessidade"

"Os sentimentos são traduções das nossas reais necessidades, eles sinalizam como elas estão sendo supridas"


O TEMPO É UMAS PRECIOSIDADES DA VIDA


Hoje finalizamos a fase que chamamos de ÁGUA , fizemos um FOGO DE CONSELHO, que é uma reunião de todos para falar sobre os aprendizados dessa fase.

Para mim foi uma semana que o emocional me tomou, perdi uma pouco o foco, me emocionei muito na comunidade ao olhar as realidades. Foi uma semana de muitas reflexões, dúvidas, perdi em alguns momentos a confiança no processo... Acho que isso é uma consequencia do estudo sobre mim mesma, comunidade de Guerreiros, Comunidade Vila São Bento e sobre as realações humanas....

Nenhum comentário:

Postar um comentário